Translate

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A sociedade hedonisíaca



A Sociedade Hedonisíaca
O caminho para o desenvolvimento, de forma geral, depende do sucesso econômico. O progresso financeiro se mostra tão fundamental na construção de uma civilização graças a seu fator essencial, o dinheiro. Não me refiro simplesmente ao sistema monetário, mas sim, a qualquer sistema de troca de mercadorias, cujo caráter e princípio não deixam de ser o de um sistema monetário. Enfim, o dinheiro possui o poder de transformar, mudar e revolucionar as bases éticas, morais, culturais, ideológicas, etc mais bem enraizadas na mente e tradição humana, afinal, o dinheiro é capaz de mover as pessoas. Como a moeda é a busca de todo ser humano, logo, é o objeto mais poderoso do mundo.
  Imagine algo que seja capaz de não obrigar, mas sim, fazer com que outra pessoa deseje executar um trabalho que você não quer; agora abra sua carteira e pegue uma nota de valor ou uma moeda. Cada um de nós tem esse poder. O poder deriva de algo considerado a razão da existência de todas as civilizações humanas por minha humilde opinião, a convenção. Para uma sociedade existir é necessário algo que promova a cooperação entre as pessoas, esse algo pode ser a religião (como foi na Europa por séculos), uma ideologia (como no caso dos hippies e dos socialistas) ou o dinheiro (como é hoje na maior parte do mundo); todos esses fatores são extremamente poderosos, afinal, todos eles são capazes de dominar pessoas, e quem controla as pessoas, controla tudo.
Todos os fatores de dominação são impressionantemente eficazes se promoverem o objetivo básico de todos os humanos, a felicidade. Sim, é um pouco clichê e fundamentalista dizer isso, contudo, no momento atual é a verdade. Quando digo felicidade, não me refiro a algo concreto e material, pelo contrário, quero dizer que a felicidade é tudo aquilo que a consideramos ser. Assim, o segredo da dominação humana não é nada mais, nada menos do que promover uma religião, uma ideologia ou o dinheiro como um meio de alcançar o conceito da felicidade. Pensemos em alguns exemplos, cruzados não morreram por acreditar que dessa forma encontrariam a felicidade? Inúmeros proletários não optaram pelo socialismo acreditando que dessa forma viveriam felizes? Milhares de pessoas não vão a cassinos ou apostam em loterias acreditando que ficando ricos serão felizes?
As grandes maiorias das pessoas, de todas as eras, estão ou estiveram sob essa alienação de busca incessante pela felicidade. As elites se formam desse jeito, elas convencionam uma forma de alcançar a felicidade que as beneficiem, e a partir disso, conseguem mover as pessoas. Infelizmente a felicidade é meramente um conceito, logo, ela é o que acreditamos ser, devido a isso, muitas pessoas que já alcançaram o ápice financeiro, social e moral se suicidam, essas pessoas chegaram onde disseram a elas que estaria a felicidade e não estava. Não digo que a felicidade não existe, mas sim, ela existe em que a cremos estar, dessa forma devemos ver a felicidade não como um momento de nossas vidas, mas como uma continuidade. Vive-se a felicidade durante o tempo em que se acredita estar vivendo-a.              

                     Gustavo Padilha Polleti, Escritor e filósofo ainda não descoberto =)